- Business Of Brands
- Posts
- Feliz Vida Nova!
Feliz Vida Nova!


#1 A paciência que você precisa para coisas grandes é desenvolvida pela sua paciência com as coisas pequenas.
#2 Quem compete com os outros se compara. Quem compete consigo mesmo melhora.
#3 A motivação te coloca em movimento. Os hábitos te mantém no caminho.

Hoje em 6 minutos:
🗣️ Antes de planejar seu trabalho em 2026, planeje sua vida. Aprenda como eu faço e mude seu ano.
🎨 Conselho é bom, melhor ainda quando é de brasileiro pra brasileiro.
🤖 Como criar fotos profissionais do seu produto com IA: O passo a passo completo.
🧰 Ferramentas de donos: conhecimento prático pra você usar no seu negócio essa semana.

Feliz Vida Nova!

Eu, assim como você, estou voltando das festas e começando o meu planejamento do ano. Faz dois anos que eu mudei radicalmente a forma como faço isso e a minha vida e meus negócios deram um salto quântico de qualidade. Então pensei que seria uma boa ideia compartilhar com vocês na newsletter dessa semana a minha "fórmula do sucesso”:
É tão simples quanto isso: eu inverti a lógica. Antes de planejar meu ano de trabalho, eu planejo o meu ano de vida.
Enquanto todo mundo está fazendo balanço de 2025 para listar metas, rotinas de reuniões e objetivos estratégicos de negócios para 2026, eu começo me fazendo a seguinte pergunta:
O que, quais datas e quais ocasiões da vida eu não abro mão de viver?
No meu caso, tudo parte de duas prioridades: saúde e colecionar memórias inesquecíveis com minha família e amigos.
Então a primeira coisa que coloco no calendário — antes de qualquer reunião, meta ou projeto — são as viagens e experiências que quero viver com eles: férias, feriados, aniversários, datas e ocasiões especiais.
Eu levo esse processo tão a sério que até dei um nome para ele: Doing Nothing Club. Um clube imaginário para onde eu vou algumas vezes durante o ano com quem realmente importa na vida. E isso não tem nada a ver com quanto dinheiro se tem no banco ou tempo se tem disponível. Tem a ver com prioridade.
Podem ser 1, 7 ou 30 dias. Pode ser na pracinha, na praia, num boteco ou numa viagem internacional. O que importa é se planejar para estar verdadeiramente presente.
Pesquisadores de Harvard entrevistaram centenas de pessoas com mais de 20 milhões de dólares em patrimônio e mais de 60 anos de idade e fizeram uma única pergunta: "Qual o seu maior arrependimento na vida?"
A resposta foi unânime: ninguém se arrependeu do dinheiro que deixou de ganhar. Todos se arrependeram do que perderam enquanto ganhavam dinheiro.
A infância dos filhos que nunca volta. As viagens adiadas. As amizades que evaporaram. Os casamentos que não aguentaram o "depois". A maioria das pessoas começa uma carreira para ter liberdade, mas acaba virando escrava dela.
A lógica é sempre a mesma: "Vou sacrificar tudo agora… e depois eu aproveito." Depois quando, Juvenal? Porque quando ele chegar, os filhos podem já ter crescido, a energia pode já ter acabado ou a pessoa que você ama e quer passar tempo junto pode já não estar mais aqui.
Então, antes de planejar o trabalho em 2026, faz o seguinte:
Coloca no calendário do ano tudo o que você quer viver com quem realmente importa. Bloqueie o tempo da agenda para essas ocasiões da mesma forma que bloqueia para as reuniões e workshops. E seja criativo: Jantares às quintas-feiras só com a esposa. Viagem surpresa para comemorar o aniversário dos seus pais ou dos seus filhos. Férias das crianças. Viagens com amigos. Idas à casa dos seus pais com seus filhos. Feriadões planejados como miniférias. Maratonas ou eventos esportivos que você quer participar. Ah! Se colocar viagem no plano, sugiro que já faça as reservas, pois assim você corre menos risco de desistir e ainda paga mais barato por conta da antecedência.
Você pode fazer isso sozinho, mas eu recomendo muito que você faça isso em família. Será mais uma atividade anual deliciosamente inesquecível para todos.
E quando terminar, aí sim, você planeja o trabalho entre as atividades da vida, nunca ao contrário.
Já faço assim meus planejamentos há dois anos e aprendi duas coisas fundamentais com esse processo:
A primeira é que se você não planejar a sua vida alguém vai acabar planejando por você; e a segunda é que, quando você trabalha para viver e não vive para trabalhar, o trabalho se torna muito mais significativo e próspero porque absolutamente nada pode ser mais gerador de valor e propósito do que trabalhar pelo que e quem se ama.
Dito isso, vá com tudo e sem medo. La garantía soy yo! E Pode dar print aqui e me cobrar se não funcionar, rs.
Feliz vida nova!
P.S: Amaria saber o que você achou desse texto e se ele te ajudou. Basta responder esse e-mail me contando que leio tudo!

O que você faz quando perde tudo?

Essa é uma pergunta que a maioria das pessoas torce pra nunca ter que responder. Mas a Kátia Barros teve. E a resposta dela criou uma marca que fatura 2 bilhões de reais por ano.
Kátia trabalhava de auditora no Centro do Rio. Da janela do escritório, olhava todo mundo usando terno escuro e passava o dia conferindo se as contas das empresas estavam certas ou erradas. Ela odiava aquilo e largou tudo.
Junto com o melhor amigo, Marcello Bastos, venderam o que tinham pra abrir uma franquia de moda num shopping. O nome da marca? Farm.
O resultado foi desastroso: perderam dois apartamentos em Ipanema e três carros pra pagar dívidas. Falência total.
Pegaram os últimos R$ 1.200 que sobraram, montaram uma lojinha de 4 metros quadrados numa feira de rua no Rio e venderam peças femininas coloridas a 18 reais. Esgotou tudo em poucas horas.
Um tempo depois, a Farm acumulou um estoque gigante e quase quebrou de novo. Alugaram a única loja disponível em Búzios no réveillon e venderam tudo em desespero.
Me lembro bem dessa época. Enquanto o mercado achava que a Farm estava bombando por conta da fila na loja de Búzios, na verdade eles estavam se salvando, fazendo caixa vendendo o excesso de estoque. Empreender no Brasil não é pra amadores e o varejo de moda é disparado o mais desafiador de todos por conta da grande sazonalidade das coleções e a complexidade das grades de tamanho.
Mas aqui tá a grande lição: Roupas todo mundo pode vender, mas a Farm não vende apenas roupas. Vende o estilo de vida da Katia: colorido, brasileiro, musical, alegre e entupido de vida.
Hoje a Farm é talvez a marca brasileira mais reconhecida no mundo, com lojas em Nova York, Los Angeles, Miami, Paris e Londres. Isso não é pouca coisa, meus amigos…
Vida longa à Farm e a esses dois gênios e amigos queridos!

Num mundo de iguais e a cada vez mais regrado pela Inteligência Artificial se é diferente quando se é de verdade;
Em um mundo onde todo mundo copia todo mundo. Quem é o que é sai na frente porque se destaca e ganha aquilo que é mais caro: A atenção das pessoas.
Todo mundo tem uma única coisa que faz melhor do que os outros. Algo único.
Por exemplo, quando fundamos a Reserva não inventamos a camiseta básica.
Só fizemos uma camiseta melhor e junto com ela entregamos uma experiência de marca e consumo muito diferente do mercado.
Nossos times recebiam amigos em nossas lojas para tomar uma cerveja, falar sobre a vida e se vestir da melhor forma. Pura e simplesmente olhamos com afetividade e carinho para um mercado que era entendido como “chato” e pouco inovador que ninguém prestava atenção; Moda masculina.
Tem vezes em que você acerta e outras vezes em que você aprende.
A Farm faliu. Recomeçou com 1.200 reais num pequeno espaço em uma feira feira. Quase quebrou de novo, insistiu de novo. Até dar certo.
Precisamos ter coragem para recomeçar quando as coisas dão errado. É normalmente quando estamos quase desistindo que as coisas começam a dar certo.

ChatGPT agora quer cuidar da sua saúde.
Fórmula 1 pode render mais de R$ 625 milhões ao Grupo Globo
O maior evento de varejo do mundo começou essa semana.
Fifa escolhe TikTok como plataforma oficial da Copa do Mundo.
Os cargos que mais estarão em alta em 2026.
TRUQUES DE IA
📸 Como criar fotos profissionais do seu produto usando uma ferramenta de IA fantástica que o Google acabou de lançar.
Todo negócio precisa tirar dezenas, as vezes centenas de fotos dos seus produtos para postar nas mídias sociais.
Agora você consegue fazer isso em 10 minutos no celular, tablet ou computador usando o Nano Banana Pro do Google Gemini, uma ferramenta de nome engraçado, mas entupida de potássio para o seu branding.
Você envia apenas UMA foto do seu produto e ela cria fotos completamente diferentes absurdamente realistas.

🤖COMO FUNCIONA (PASSO A PASSO SIMPLES):
Passo 1: Entre no Gemini (a IA do Google) e
→ Clique em Ferramentas (no canto superior)
→ Depois clica em “Criar Imagens”.
→ Você vai precisar ativar o modo Pro (Opte por um teste grátis ou pague.)
→ Faça o upload de uma foto inspiração com a estética que você deseja que o Gemini crie para o seu produto.(exemplo: se quer fotos em estilo dramático ou vintage, faça o upload de uma foto com esse estilo). Junto com ela explique para a IA que você gostaria que ela entendesse a estética para aplicar na criação de fotos para o seu produto.
Passo 2: Crie as fotos incríveis do seu produto;
→ Faça o upload da foto do produto que você quer que o AI crie fotos incríveis.
→ Descreva o produto na caixinha de texto do IA.
→ Escreva o Prompt: "Crie 9 fotos diferentes do produto da imagem anexa pro Instagram, com ângulos variados, pessoas e ambientes diferentes seguindo a estética da imagem".
DICA DE OURO:
Quanto mais específico você for no prompt pra IA, melhor o resultado.
❌ Pedido ruim: "crie fotos bonitas"
✅ Pedido bom: "crie fotos do meu tênis em uma praia ao pôr do sol, com uma pessoa jovem correndo, ângulo lateral, estética limpa e moderna, cores quentes."
Passo 3: Clique em enviar e espere a mágica acontecer
Se não gostar de alguma foto específica, você pode pedir: "refaça a foto 3 com mais luz" ou "mude o ângulo da foto 5"
A IA não substitui um fotógrafo profissional de alta qualidade, mas para muitos casos, especialmente pequenos negócios e redes sociais, ela resolve muito bem.
Depois me conte se funcionou!
Fui!

Sabe aquele cara que trabalha duro todo mês mas o salário nunca é suficiente? Ou aquele empreendedor que quer começar um negócio mas trava porque não tem dinheiro pra comprar estoque?
Esse livro é pra esses dois.
Cassio Canali é o cara que tem o maior canal no YouTube sobre vendas sem estoque do Brasil, são mais de 50 milhões de visualizações. Ele já ajudou mais de 60 mil pessoas a criar um negócio online lucrativo sem precisar de estoque.
Um dos melhores livros que li em 2025. Clique aqui para comprar.
Pra essa semana, minha indicação é uma AULA de Arthur Brooks o professor de Harvard e um dos maiores especialistas em felicidade e propósito nas organizações te ensinam a encontrar os seus nessa conversa fantástica com o podcaster Rich Roll.
PODE PERGUNTAR!
💬 O que você faria, Rony?
Criamos essa sessão porque muitos de vocês respondem ao e-mail me pedindo para responder perguntas.
Agora você pode mandar a pergunta que quiser. Basta clicar no link e preencher o formulário rapidinho.
Eu vou escolher e responder as 5 melhores aqui no corpo da Newsletter toda semana.
Pode mandar bala: Negócio, carreira, marca, IA, dinheiro, vida. O que tiver travando, manda. Só não vale mandar pergunta que você poderia responder perguntando pro Google ou GPT.
Sem teoria. Com exemplos claros. Com o que dá para você aplicar amanhã no seu business.
É isso! As melhores perguntas entram na próxima edição.
PRA FECHAR
🎟️ Mais de 1,2 milhões de pessoas assinam e leem essa newsletter todas as semanas. Se você tem um negócio e deseja comunicar sua marca para nossos leitores é só falar com o nosso time clicando aqui.
💪 Eu durmo, treino e me alimento muito bem. Aprendi quase tudo o que sei, lendo a FitFeed, a melhor newsletter de saúde e bem estar do Brasil. Gostei tanto que investi neles! Vale muito assinar e é de grátis ;) ! Só clicar aqui.
📱Se você ainda não me segue no Instagram, clica aqui e vem comigo.
SOBRE MIM
![]() | Eu e meus sócios fundamos algumas das marcas mais relevantes do país com R$0 no bolso e as levamos a R$2 bilhões de faturamento anual. Vendemos o negócio por mais de R$1 bilhão e hoje vivemos para mentorar e investir em fantásticos empreendedores que compreendem o valor de uma marca forte. A Business of Brands é a plataforma de conteúdo e educação que desenvolvemos para te ajudar a construir uma vida e um negócio prósperos; Fazemos isso através de insights, estudos de caso e frameworks práticos pra você aplicar imediatamente. |
SUA VEZ
Curtiu a edição de hoje?
O que achou da edição de hoje?Escolhe uma das opções abaixo e, se quiser contar o motivo, melhor ainda: |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |


